<$BlogRSDUrl$>

2004/03/30

Em quem votaram os Franceses atlantistas nas eleições regionais de Domingo, 25 de Março? Nova grande vitória da Al-Qaeda? 




Três grandes blocos de opinião (e interesses) chamaram a si 100% do eleitorado:

Esquerda (incluindo extrema esquerda)---------------50,1%
Direita governamental-------------------------------------37,5%
Direita não-governamental (FN, etc.)-------------------12,4%
Total---------------------------------------------------------100,0%

Dominada pelos socialistas do PSF e pelos comunistas e verdes, pode dizer-se que não terá sido aí, na Esquerda, que votaram os que nas sondagens da altura se manifestaram a favor da guerra no Iraque, com ou sem mandato da ONU, os quais nalgumas dessas sondagens chegavam a rondar os 20%, se bem me lembro.

Também se poderá supor que não terão votado, na sua maioria, nos partidos da Direita governamental, oficialmente toda anti-guerra.

Mas também nos partidos da Direita não governamental se não poderá assegurar que o tenham maioritariamente feito, visto como o partido largamente dominante dessa área, a Frente Nacional, através principalmente do seu líder máximo, nunca escondeu o seu favoritismo pro-árabe, no caso da guerra do Iraque.

Oficialmente, portanto, os Partidos franceses dominantes de todas e cada uma das três correntes políticas totalitárias — no sentido de, em conjunto, ocuparem todo o espaço do espectro ideológico político da França — foram anti-atlantistas, isto é, contrários à aliança com os EUA para a invasão do Iraque e eliminação do regime anti-Ocidental de Saddam.

Daí a pergunta do título, que deixo sem resposta, como comecei.

Mas, para já, tende a afirmar-se, embora tal não seja tão evidente como no caso das últimas eleições espanholas, 14 do corrente, que as eleições francesas de 28 poderão ter sido uma vitória ainda mais rotunda, para a Al-Qaeda, que a obtida por esta duas semanas antes em Espanha.

A importância previsível das legislativas alemães de Outubro cresce semana a semana.

A.C.R.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional