<$BlogRSDUrl$>

2009/03/12

Global acidity 

Manuel Brás

Depois do edifício do aquecimento global “antropogénico” começar a tremer de cepticismo – e talvez também de frio – eis que surge na imprensa a tese da acidificação dos mares e oceanos devido ao crescente CO2 dissolvido nas últimas décadas.

É verdade que o CO2 acidifica águas e demais soluções em que se encontra dissolvido, pela formação de ácido carbónico, faltando saber exactamente em que magnitude e com que resultados reais nos oceanos e mares. Porém, o que chama a atenção é este facto, absolutamente consabido, se transformar agora, que começa a estar em causa o alarme à volta do aquecimento global “antropogénico” devido ao CO2, numa nova erupção de alarmismo recentemente dada à luz e alcandorada à categoria de catástrofe.

Então agora o CO2 já não aquece a atmosfera? Então agora o aquecimento global já não faz diminuir a solubilidade dos gases, e portanto do CO2, nos oceanos e mares? Então agora o problema já não é o CO2 atmosférico?

É o costume: pode dar isto, pode provocar aquilo, e tudo daqui a não sei quantos anos.

Se a acidificação dos oceanos e mares for tão catastrófica como o aumento do efeito de estufa devido ao CO2 durante o século XX e como a explosão demográfica, mais uma vez eles acertam em cheio.

Quando uma catástrofe se apaga, outra se acende.

http://www.mos.org/events_activities/videocasts&d=3028

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional