<$BlogRSDUrl$>

2011/12/19

Vaclav Havel (1936-2011) 



Dissidente, combatente, presidente e, ultimamente, nenhuma destas coisas: simplesmente um homem comum, que nunca deixou de o ser.

Para além, e até antes, de ser um político, com uma estatura intelectual e moral muito longe daqueles que por cá conhecemos, Vaclav Havel foi um homem de ideias, um homem da filosofia política, que combateu por ideais, e por eles arriscou a pele, sem medo de não ser promovido no emprego ou no partido, sem medo até de que lhe fossem confiscados os bens familiares e pessoais, quando muitos outros contemporâneos e conterrâneos seus tiveram medo. Como sempre e em todo o lado.

Vaclav Havel fica para a História da República Checa, e - porque não? - também da Eslováquia, por ser um homem que enfrentou sem medo o regime comunista, por ser um combatente pela liberdade no seu país e, por tabela, noutros países da Europa. Pelo menos a República Checa deve a sua liberdade e independência a Vaclav Havel.

Fazem hoje falta nas Nações europeias homens, políticos, com a estatura de Vaclav Havel. Convenhamos que Havel não tirou a República Checa do domínio dos sovietes de Moscovo para a entregar aos sovietes de Bruxelas, Estrasburgo e, pelos vistos, Berlim.

http://online.wsj.com/article/SB10001424052970204791104577106050343546794.html?mod=WSJEurope_hpp_LEFTTopStories




manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional