<$BlogRSDUrl$>

2004/03/03

TESTES PARA O NOVO NACIONALISMO - Continuando a falar de Arte de Governar. (II) 

Reformas que o Governo ambiciona lançar.
A “Revolução” que lhes está associada.


(continuação do post de 2004/03/02)

A propósito da tarefa que, admito, possa afigurar-se “impossível”, por desproporcionada às suas e nossas forças, mas tarefa que tudo indica o Governo se impôs, visando renovar o País através das reformas certas, terminei o poste anterior com estas palavras de expectativa e esperança:

“A tarefa essencial talvez esteja em (conseguir-se) mobilizar a alma do País”.

Mantenho o que escrevi, com apenas um aditamento.

É, para tal, indispensável que, à partida, as reformas delineadas pelo Governo, e por ele lançadas ou em via de lançamento, sejam em si mesmas efectivamente mobilizadoras.

Para não perdermos mais tempo: em que reformas estou a pensar?

Todos terão, pelo menos, ouvido já falar de algumas dessas reformas.

Penso nas que considero mais emblemáticas, de alguma maneira...

Ou que ultimamente mais se têm discutido...

No fundo por apresentarem em comum uma bem definida intenção política subjacente de mobilização da sociedade civil...

Pelo que deixam entender, sem ambiguidades sensíveis, a natureza das preocupações profundas do Poder...

Bem como dos meios que o Governo julgar ter ao seu dispor para melhorar a situação do País, para lá das circunstâncias económico-financeiras actuais, menos favoráveis, à vista de todos.

Louva-se, desde já, a imaginação criativa, o sentido político e a determinação do Governo em não se deixar vencer pelos condicionalismos pouco propícios.

Mas não tem já sucedido, na História, com alguma frequência, que pontos de partida de grande austeridade sejam os mais fecundos para poderosas realizações e grandes passos das Nações, em frente?

Os novos Nacionalistas não podemos deixar de ter isso em conta e considerar que arrancar com esse estado de espírito de acentuada confiança será, no mínimo, de bom augúrio.

Cito já as reformas em questão, para que o meu Leitor saiba a que me refiro e, querendo, se previna para o desenvolvimento do tema, que amanhã continuarei a fazer, como espero.

Trata-se:
· Do “Programa Dínamo – Dinamização da Moda”, com vista ao desenvolvimento integrado dos sectores do têxtil, do vestuário e do calçado;
· Do novo regime financeiro das Escolas Profissionais;
· Do “PRASD – Programa de Recuperação de Áreas e Sectores Deprimidos”; e
· Da agregação dos municípios portugueses — por, sua iniciativa, exclusivamente — em áreas administrativas de três tipos, sendo as mais abrangentes de todas designadas por Grandes Áreas Metropolitanas (GAM).

Penso que temos aqui basta matéria para nos debruçarmos como cidadãos Portugueses e, em particular, como nacionalistas com uma nova visão de todos os domínios da realidade política e social aberto ao novo nacionalismo.

A.C.R.

(continua num próximo post)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional