<$BlogRSDUrl$>

2010/05/10

Ventos mudam em Downing Street 

Manuel Brás

A menos que haja surpresas em matéria de coligações, tudo indica que o próximo inquilino em Downing Street será David Cameron e que o governo será da responsabilidade dos conservadores com a participação dos liberais democratas.

A verdade é que tudo se desvaneceu no Reino Unido de modo a chegar a uns resultados eleitorais pouco claros e concludentes. Cameron e os tories, embora sendo o partido mais votado e com mais lugares não obteve uma vitória clara, mas uma meia vitória. A grande decepção foi a estrela Nick Clegg do LibDem que, posto tão alto nas sondagens, acabou por ter resultados piores que em 2005, em percentagem e lugares. Por fim, a quebra mais que esperada do Labour, não foi assim tão grande quanto isso. A importância do LibDem reside no facto de não haver um partido com maioria absoluta, podendo ser decisivo na aprovação ou rejeição de diplomas legislativos.

A composição parlamentar parece frágil, como o resultado das eleições. David Cameron não deverá ter margem de manobra nem empenho para imprimir uma política conservadora, no sentido em que a ciência política entende o termo. E frágil deverá ser o seu governo.

Os ventos mudam em Downing Street… mas não muito.

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional